CAPACarreiraCrédito e CobrançaEconomiaInovaçãoMercadoVendas e Marketing

Horários permitidos para contato de telemarketing por estado e DDD

No Brasil, as empresas de telemarketing devem seguir horários específicos de contato com clientes, que variam conforme o estado e o DDD. Respeitar essas normas é essencial para evitar penalidades e manter uma boa relação com os consumidores. Confira, abaixo, os horários permitidos para ligações em dias úteis, sábados e domingos ou feriados, além de considerações sobre fusos horários regionais.

Dias Úteis: Segunda à Sexta-feira

Os dias úteis são os principais para atividades de telemarketing. Veja os horários permitidos:

  • São Paulo (SP): 08h00 às 20h00 | DDDs: 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19
  • Espírito Santo (ES): 08h00 às 18h00 | DDD: 27, 28
  • Alagoas (AL): 08h00 às 18h00 | DDD: 82
  • Amazonas (AM): 08h00 às 18h00 | DDDs: 92, 97
  • Goiás (GO): 08h00 às 18h00 | DDDs: 62, 64, 61
  • Piauí (PI): 08h00 às 18h00 | DDDs: 86, 89
  • Paraná (PR): 08h00 às 18h00 | DDDs: 41, 42, 44, 45, 46
  • Ceará (CE): 08h00 às 18h00 | DDDs: 85, 88
  • Rio de Janeiro (RJ): 09h00 às 18h00 | DDDs: 21, 22, 24
  • Natal (RN): 09h00 às 18h00 | DDD: 84
  • Distrito Federal (DF): 08h00 às 18h00 | DDD: 61
  • Pará (PA): 08h00 às 18h00 | DDD: 91
  • Florianópolis (SC): 08h00 às 18h00 | DDD: 48
  • Pernambuco (PE): 08h00 às 18h00 | DDD: 81, 87
  • Rio Grande do Sul (RS): 08h00 às 18h00 | DDDs: 51, 53, 54, 55

Sábados: Regras Específicas por Estado

O atendimento aos sábados é mais restrito em comparação aos dias úteis. Confira as principais regras:

  • São Paulo (SP): 08h00 às 14h00 | DDDs: 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19
  • Espírito Santo (ES): Não Discar
  • Alagoas (AL): 08h00 às 14h00 | DDD: 82
  • Amazonas (AM): Não Discar
  • Goiás (GO): 08h00 às 14h00 | DDDs: 62, 64, 61
  • Piauí (PI): 08h00 às 14h00 | DDDs: 86, 89
  • Paraná (PR): 08h00 às 13h00 | DDDs: 41, 42, 44, 45, 46
  • Ceará (CE): Não Discar
  • Rio de Janeiro (RJ): Não Discar
  • Natal (RN): Não Discar
  • Distrito Federal (DF): 08h00 às 14h00 | DDD: 61
  • Pará (PA): 08h00 às 14h00 | DDD: 91
  • Florianópolis (SC): 08h00 às 14h00 | DDD: 48
  • Pernambuco (PE): 08h00 às 15h00 | DDDs: 81, 87
  • Rio Grande do Sul (RS): Não Discar

Domingos e Feriados

O contato em domingos e feriados é ainda mais restrito e deve ser evitado na maioria dos estados. Alguns exemplos:

  • São Paulo (SP): Não Discar
  • Espírito Santo (ES): 27, 28
  • Alagoas (AL): Não Discar
  • Amazonas (AM): DDDs: 92, 97
  • Goiás (GO): 62, 64, 61
  • Piauí (PI): 86, 89
  • Ceará (CE): 85, 88
  • Paraná (PR): 41, 42, 44, 45, 46
  • Rio de Janeiro (RJ): 21, 22, 24
  • Natal (RN): 84
  • Distrito Federal (DF): 61
  • Pará (PA): 91
  • Florianópolis (SC): 48
  • Pernambuco (PE): 81, 87
  • Rio Grande do Sul (RS): 51, 53, 54, 55

Atenção ao Fuso Horário

É fundamental considerar os fusos horários das regiões, principalmente para estados com diferença em relação ao horário de Brasília:

  • Acre (AC): DDD 68 | Início Brasília: 10h
  • Amazonas (AM): DDDs 92, 97 | Início Brasília: 09h
  • Roraima (RR): DDD 95 | Início Brasília: 09h
  • Rondônia (RO): DDD 69 | Início Brasília: 09h
  • Mato Grosso (MT): DDDs 65, 66 | Início Brasília: 09h
  • Mato Grosso do Sul (MS): DDD 67 | Início Brasília: 09h

Por Que Respeitar os Horários?

Além de ser uma exigência legal, respeitar os horários permitidos demonstra consideração com o consumidor, evita reclamações e protege a reputação da empresa. O descumprimento pode resultar em penalidades severas, incluindo multas e restrições operacionais.

Garantir que as atividades de telemarketing estejam alinhadas com as regulamentações é um diferencial competitivo no mercado. Para operar com segurança, acompanhe os horários por estado e DDD e fique atento ao fuso horário de cada região.

Para mais informações sobre boas práticas no Call Center, continue acompanhando nosso conteúdo.

Jonathan Jandrey Borges

CEO do ClubedeMídia, uma das maiores agências de comunicação do Rio Grande do Sul que atende todas as demandas de marketing com visão 360º de comunicação, focando no resultado de clientes de todos os tamanhos de empresas em todo o país. Palestrante em diversos eventos nacionais, sempre apresentando insights importanets sobre comunicação, marketing e vendas.

Artigos relacionados

Chamar agora
Fale com a Redação!
Tu comunica, a gente publica. Aqui a tua voz vira notícia. Fala com a gente!
×