CAPACarreiraCrédito e CobrançaEconomiaInovaçãoMercadoVendas e Marketing

Cartão de crédito pode chegar o fim em 2025 após declaração do presidente do Banco Central

Muito utilizado pelos brasileiros especialmente para compras a longo prazo, o cartão de crédito é uma alternativa de pagamento para quem não pode arcar com o custo integral de alguma compra. No entanto, a chegada de novos formatos de pagamento tem colocado o cartão de crédito em risco.

Atualmente, o método de pagamento mais utilizado pelos brasileiros é o PIX. Com a garantia de pagamentos instantâneos, ele permite uma maior praticidade. Inicialmente, os pagamentos eram realizados utilizando apenas o dinheiro presente na conta bancária do cidadão.

No entanto, de acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, agora também já é possível realizar PIX utilizando a função de crédito. Porém, a novidade está restrita para algumas instituições bancárias que disponibilizam a vantagem para os seus clientes.

Em breve, a função de crédito poderá se tornar nativa do PIX. De acordo com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, a expectativa é de que a novidade fique disponível a partir do fim de 2025. Com a mudança, segundo o presidente do Banco Central, não será mais preciso o uso do cartão.

LEIA TAMBÉM: Novas Regras para Adesão ao Pix a Partir de 2025

“Não precisaria mais ter o cartão, você poderia fazer a função cartão de crédito direto com o banco”, afirmou em entrevista para o Jornal Folha de S. Paulo.

Entenda como poderá funcionar o PIX no crédito:

  • A nova modalidade permitirá que o cliente tenha um limite de crédito estabelecido já dentro do próprio PIX;
  • Com isso, ele não precisará solicitar crédito via cartão para ter o recurso disponível;
  • O valor poderá ser usado para pagamentos via PIX, garantindo maior praticidade tanto para o consumidor quanto para o lojista;
  • Atualmente, já é possível realizar esse tipo de pagamento de forma parcelada, diminuindo assim os custos a curto prazo para o comprador;
  • A nova função de crédito no PIX ainda está sendo desenvolvida pelo Banco Central;
  • Por isso, será preciso aguardar até 2025 para ter acesso à ferramenta.

Fonte: /https://fdr.com.br/

Jonathan Jandrey Borges

CEO do ClubedeMídia, uma das maiores agências de comunicação do Rio Grande do Sul que atende todas as demandas de marketing com visão 360º de comunicação, focando no resultado de clientes de todos os tamanhos de empresas em todo o país. Palestrante em diversos eventos nacionais, sempre apresentando insights importanets sobre comunicação, marketing e vendas.

Artigos relacionados

Chamar agora
Fale com a Redação!
Tu comunica, a gente publica. Aqui a tua voz vira notícia. Fala com a gente!
×