CAPACarreira

Delegar ou não delegar?

Todo líder deve focar em alcançar resultados consistentes, promover o sucesso da organização e engajar o time em propósitos construtivos. E para tudo isso acontecer é preciso gerenciar o tempo de maneira eficiente, priorizando ações estratégicas, executando as rotinas essenciais e desenvolvendo os colaboradores. Para o líder ter mais chances de atingir esses objetivos precisa entender o que delegar, quando delegar e como realizar essa delegação.

Na prática, é preciso saber o que delegar e o que não delegar então comece por listar as atividades diárias que você executa e que lhe trazem grandes resultados, essas definitivamente são importantes e devem ter prioridades na execução então PREPARE A QUEM DELEGAR MANTENDO O CONTROLE. Depois foque nas atividades que são urgentes, mas que possuem pouca influência para o resultado ou realização do seu trabalho, então PREPARE O TIME E DELEGUE DETERMINANDO A AUTONOMIA. Outro ponto importante, evite a armadilha de ficar preso em atividades que lhe dão prazer na execução, porém poucos resultados profissionais.

Com essas dicas monte seu plano de ação e delegue mais. Em outras palavras, não tenha medo de perder o controle dos detalhes nem duvide da capacidade dos outros. Evite a desculpa “se eu fizer será mais rápido e do jeito exato que eu quero” para continuar a fazer aquilo que já domina, isso é um grave erro de liderança. Entenda que delegar tarefas não quer dizer se desligar delas, mas renunciar aos detalhes e deixar o colaborador realizar as atividades conforme sua maneira. Delega-se a tarefa, não a responsabilidade. Delegue com segurança mapeando o conhecimento e a maturidade dos envolvidos. Certifique-se que as tarefas foram entendidas. Estabeleça pontos de monitoramento para tirar dúvidas e resolver dificuldades durante a execução. Habitue-se a fornecer feedback, essa é uma excelente ferramenta de avaliação, orientação e valorização dos colaboradores.

Adote uma abordagem de liderança baseada em coaching. Em vez de dar ordens específicas sobre como executar tarefas, valorize os funcionários e incentive a demonstrar suas competências e habilidades. Um líder coach faz perguntas que levam os colaboradores a refletirem e encontrar soluções de maneira independente. Garanta o estímulo dos funcionários oferecendo oportunidades para que eles realizem o trabalho como acharem mais adequado. E, se o resultado for um erro, forneça feedback construtivo. Oriente e apresente soluções para garantir que a tarefa seja executada com sucesso na próxima tentativa.

É comum, quando os primeiros erros aparecem, voltar a concentrar as tarefas em você. Fuja dessa armadilha. Isso é um hábito muito comum, que deriva da incapacidade ou despreparo do líder em capacitar, treinar ou preparar outras pessoas. Se a decisão do colaborador não corresponder às expectativas, converse com ele e explique seus critérios, analisando prós e contras da escolha feita. Dessa forma, você esclarece como prefere que determinado assunto seja tratado. Acompanhe a execução e intervenha, se necessário, para evitar frustrações com o desempenho das tarefas delegadas. Considere que cada colaborador tem uma curva de aprendizado.

Excelente trabalho a todos!!!

Daisy Blanco

CEO da Escola Corporativa & Coaching, advogada e consultora especialista em gestão de risco e recuperação de crédito. Mentora para profissionais na área de cobrança e facilitadora em cursos de negociação, liderança e comunicação. Mediadora e conciliadora certificada pelo Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP).

Artigos relacionados

Chamar agora
Fale com a Redação!
Tu comunica, a gente publica. Aqui a tua voz vira notícia. Fala com a gente!