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Com sotaque, pausas e empatia: Monest lança Mia Voz, IA que transforma a cobrança por telefone

Em fase inicial, a agente virtual fechou 642 acordos com inadimplentes, convertendo 36% deles a clientes e gerando um retorno de mais de R$ 188 mil; com o lançamento, startup projeta expandir internacionalmente

São Paulo, agosto de 2025 – Você já imaginou falar por telefone com uma atendente que tenha sotaque, pausas de respiração, reticências na fala, empatia para entender situações delicadas e sentimentais… e no fim perceber que essa pessoa na verdade era uma IA? É o que a Monest – empresa de tecnologia para cobrança de débitos – está disponibilizando ao mercado. A empresa lança, no dia 13 de agosto, a mais nova funcionalidade da sua agente virtual conectada por Inteligência Artificial, a Mia (sigla para Monest Inteligência Artificial). A novidade permite que ela entre em contato diretamente por telefone com clientes inadimplentes de empresas de diversos segmentos.

Apenas com o piloto da aplicação da nova funcionalidade da agente, feito com a Midway, do Riachuelo, em Julho de 2025, a Mia já realizou 7.316 atendimentos, fechou 642 acordos – gerando um retorno de mais de R$ 188 mil, de um saldo de dívidas de mais de R$ 1.4 milhão. Com a voz empática e quase humana, a Mia converteu 36% dos clientes inadimplentes.

“Bots apenas falam. A Mia ouve antes de falar. O diferencial da Mia é estampado nos números. As pessoas querem alguém para entendê-las e ajudá-las e não apenas uma voz que fala ‘digite 1 se…’, ‘digite 2 se…’. Isso não funciona. A Mia veio para quebrar esse ciclo e trazer conversas reais, com zero roteiros engessados, 100% autônoma e infinitamente escalável. Enquanto bots tradicionais só recitam respostas pré‑programadas, a Mia ouve, interpreta e responde de forma dinâmica, se adaptando a cada interação”, comenta o CEO da Monest, Thiago Oliveira.

Ele explica, ainda, que a Mia gerencia milhares de ligações simultâneas sem perder a naturalidade nem depender de operadores humanos. A agente virtual é treinada em dados (e não em scripts), o que permite conduzir diálogos tão fluidos e empáticos que muitos clientes sequer percebem que estão interagindo com uma IA.


A mesma sensibilidade se reflete no canal de WhatsApp, onde a Mia já se destaca antes mesmo do lançamento da solução de voz. Graças a abordagens personalizadas — que vão de cumprimentos pelo nome até respostas solidárias em situações delicadas —, a agente virtual alcançou, ainda em fase piloto, 37% de acordos fechados em carteiras com mais de 100 dias de atraso. Além disso, 92% das conversas iniciadas foram resolvidas de ponta a ponta sem necessidade de intervenção humana, reduzindo de maneira significativa os custos operacionais dos credores.

Um dos diferenciais que contribuem para essa experiência e que é reflexo desse desempenho, é a sua avançada capacidade de interpretação de texto no WhatsApp: em situações reais, a agente virtual é capaz de identificar palavras com grafia incorreta, entender o contexto da conversa e até reconhecer quando o cliente menciona questões de saúde, reagindo com mensagens como “melhoras para você”. Esse grau de naturalidade faz com que, em diversos casos, os atendimentos realizados pela Mia sejam confundidos
com interações humanas — resultado da atenção aos detalhes e da empatia que ela demonstra ao lidar com clientes inadimplentes.

A consistência dessa experiência personalizada, aliada à eficiência operacional, impulsionou os resultados. Esse sucesso se traduz em escala: hoje, com mais de 400 clientes, a Monest saltou de 200 mil para 5,5 milhões de mensagens trocadas por mês no WhatsApp entre janeiro e dezembro de 2024, totalizando mais de 22 milhões de interações no ano. O resultado prático foi a formalização de mais de 280 mil acordos no valor de R$ 233 milhões para as empresas que utilizam a plataforma — números que comprovam como empatia, automação e inteligência de dados podem caminhar juntas para maximizar
os resultados de cobrança.

Próximos passos

Agora, com o lançamento da Mia Voz, a expectativa é alcançar patamares ainda mais altos.
A Monest, que recebeu recentemente um aporte de R$ 3,2 milhões da Nestal — fundo criado pelos fundadores da Easynvest —, projeta encerrar 2025 quadruplicando o tamanho da empresa em comparação com 2024.


Além do crescimento financeiro, a Monest projeta a expansão internacional de suas
operações e o lançamento de novos produtos, como a Mia Ask e a Mia Performance —
soluções que reforçam sua proposta de transformar a experiência de cobrança com
inteligência artificial empática e conversacional. Com a solução de voz, a empresa pretende
consolidar sua presença no mercado nacional até o fim do ano e se prepara para uma
rodada de investimento que viabilizará a entrada em novos mercados.


“Os resultados que estamos alcançando refletem o poder da tecnologia quando aplicada com inteligência e propósito. Nosso foco sempre foi criar soluções que realmente ajudem as empresas a recuperar receita de forma eficiente e humana. O crescimento que tivemos em 2024, quadruplicando o faturamento e ampliando exponencialmente o volume de acordos, mostra que estamos no caminho certo. Com o novo aporte e o avanço da Mia, especialmente em voz e automações, queremos ir além — evoluir nossa tecnologia, escalar globalmente e transformar o relacionamento entre empresas e clientes no setor de
cobrança”, finaliza o CEO da Monest

Sobre a Monest

A Monest é uma empresa de recuperação de ativos através da cobrança de débitos por uma agente virtual chamada Mia, conectada por inteligência artificial. Focada em alta performance e transparência, a empresa possui um sistema digital e inteligente que testa, aprende, entende e melhora as estratégias digitais de abordagem para com os devedores, além de possibilitar que as empresas acompanhem em tempo real o desempenho da recuperação dessas dívidas.


A agente virtual da Monest, a Mia, utiliza o WhatsApp para se comunicar com cada devedor da melhor forma, além de personalizar a comunicação conforme o negócio, aumentando a possibilidade de um devedor voltar a ser cliente. Com 5 anos de empresa e mais de 20 anos de experiência no mercado de cobranças, a empresa já negociou milhões de reais em dívidas no mercado de recuperação de ativos.

Redação Contraponto

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