
A Meta anunciou, no evento Meta Conversations 2025, uma mudança significativa na estrutura de preços das mensagens enviadas por empresas via WhatsApp Business Platform. A principal novidade é a redução nos custos das mensagens de utilidade e de autenticação, acompanhada de atualizações estratégicas e lançamento de novas ferramentas que prometem transformar o relacionamento entre marcas e consumidores.
Preços de mensagens do WhatsApp são reduzidos
A partir de 1º de julho, o WhatsApp passou a aplicar novos preços para dois tipos de mensagens:
- Mensagens de utilidade: de US$ 0,008 para US$ 0,0068 (-15%)
- Mensagens de autenticação: de US$ 0,0315 para US$ 0,0068 (-78%)
As mensagens de marketing seguem com o preço inalterado de US$ 0,0625. Segundo a Meta, os valores podem ser ainda menores conforme o volume de mensagens enviadas.
Outro ponto importante da nova política é o fim da cobrança por sessão de conversa. Agora, o valor será cobrado apenas por mensagem modelo (template) efetivamente entregue. Além disso, se o contato for iniciado pelo usuário por meio de um anúncio Click to WhatsApp ou call to action no Facebook, todas as mensagens, inclusive as de template, são gratuitas por 72 horas.
Novo modelo quer melhorar a experiência e trazer previsibilidade
Durante o evento, Nikila Srinivan, vice-presidente de mensagens comerciais da Meta, reforçou que a nova estratégia busca equilibrar a experiência do cliente com previsibilidade financeira para as empresas.
“O objetivo dessas atualizações é incentivar excelentes experiências de mensagens para seus clientes, ao mesmo tempo em que proporcionam previsibilidade para os negócios”, afirmou a executiva.
A Meta também declarou que continuará testando e ajustando os recursos para oferecer mais valor às empresas, sem comprometer a privacidade dos usuários.
Novas funcionalidades do WhatsApp Business para empresas
A Meta apresentou uma série de novas ferramentas voltadas à integração entre empresas e clientes, com foco em presença digital, experiências envolventes e comunicação eficiente. As novidades incluem:
- Expansão do selo Meta Verified com verificação empresarial por parceiros;
- Aparecimento do WhatsApp na busca do Google e Google Maps;
- API Direct Send, que permite envio de mensagens sem modelo pré-aprovado;
- Integração com Shopify e VTEX, para enviar atualizações de pedidos no WhatsApp;
- Login de autenticação único agora disponível também para iOS;
- Jornada multi mensagens, permitindo combinar atualizações e promoções em uma mesma conversa;
- Visualização do site da empresa diretamente pelo WhatsApp;
- Live Shopping no Messenger, com direcionamento para finalização de compra.
Novidades em pagamentos no Brasil e na Índia
A Meta também está apostando em melhorias na área de pagamentos:
- No Brasil, agora é possível preencher automaticamente o código Pix ao escolher o banco preferido para realizar o pagamento.
- Na Índia, as empresas poderão enviar links de pagamento via WhatsApp, permitindo que os clientes concluam a transação diretamente no app, sem necessidade de sistemas adicionais.
WhatsApp com anúncios? Sim, mas com limites
Alice Newton-Rex, vice-presidente de produto do WhatsApp, revelou que os anúncios serão exibidos apenas nas abas de status, updates e canais — e não nas mensagens, grupos ou chamadas.
“Definitivamente não são mensagens pessoais. Essas coisas estão fora dos limites”, garantiu.
Além disso, as empresas agora podem:
- Criar anúncios com mensagens de destino automático para WhatsApp, Instagram Direct ou Messenger;
- Acessar insights e otimizações para melhorar o desempenho dos anúncios;
- Usar o Messenger para enviar mensagens de marketing em momentos oportunos, como lançamentos ou datas comemorativas.
O que muda na prática para as empresas?
Essas mudanças reduzem significativamente os custos de operação para negócios que usam mensagens como canal de atendimento ou autenticação. A eliminação da cobrança por sessão e a gratuidade em mensagens iniciadas por anúncios fortalecem o WhatsApp como uma plataforma estratégica para marketing conversacional e relacionamento com o cliente.
A chegada de novas integrações e recursos também posiciona o app como um ambiente completo de comunicação, vendas e fidelização, especialmente para e-commerces e negócios que buscam automação com personalização.