 
						A Meta anunciou uma atualização nas políticas do WhatsApp Business que limita o uso de tecnologias de Inteligência Artificial em seu ecossistema. A partir de 15 de janeiro de 2026, provedores e desenvolvedores de IA de uso geral, incluindo modelos de linguagem, plataformas generativas e assistentes conversacionais, não poderão ser utilizados no aplicativo.
A medida faz parte da revisão dos termos oficiais e tem o objetivo de proteger a privacidade dos usuários e preservar o atendimento. Segundo o documento publicado pela Meta, apenas provedores homologados poderão oferecer soluções integradas, desde que não utilizem informações da ferramenta para treinar ou aprimorar modelos automatizados de aprendizado.
Para Marcos Guerra, CRO e CXO da Ótima Digital, referência nacional em mensageria e automação de comunicações, a atualização destaca a importância do uso responsável de tecnologias em canais corporativos. “A Meta quer garantir que o WhatsApp continue sendo um canal confiável entre empresas e clientes.”, explica.
O executivo aponta que o uso de ferramentas que burlam as políticas da Meta pode gerar bloqueios de conta, falhas operacionais e vazamento de informações. “Esse é o momento de revisar fluxos de automação, confirmar se os parceiros tecnológicos são certificados e migrar para operadores reconhecidos pela plataforma. Essa é a única forma de garantir estabilidade e conformidade no uso corporativo”, orienta o executivo.
A Ótima Digital estará presente no RD Summit 2025, que acontece de 5 a 7 de novembro no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento reunirá mais de 300 palestrantes e uma feira de negócios com 120 marcas, consolidando-se como o maior encontro de marketing e vendas da América Latina. A empresa apresentará no estande soluções de relacionamento com o cliente, com foco na Plataforma do WhatsApp Business e Payments API.
Sobre o Grupo Ótima Digital
No mercado desde 2001, o Grupo Ótima Digital é um dos maiores distribuidores de mensageria do Brasil, oferecendo soluções inovadoras para gestão e automação de comunicações para os setores público e privado. Com base no tripé tecnológico ‘telecomunicações, CPaaS e Inteligência Artificial’, facilita a aproximação entre empresas e clientes, governo e cidadãos. Homologada pela Anatel, a Ótima é broker oficial das operadoras para SMS e RCS e business partner do Google e Facebook. Como diferencial competitivo, destacam-se as soluções nativamente integradas desenvolvidas e mantidas por mão-de-obra 100% própria, garantindo uma experiência intuitiva e Omnichannel.

 
				





