CAPA

Almaviva assina acordo para adquirir a Tivit e impulsionar a transformação digital na América Latina

A Almaviva, multinacional italiana de tecnologia e serviços digitais, acaba de dar um passo estratégico rumo à expansão de sua atuação na América Latina. A empresa assinou um acordo definitivo com o fundo Apax para adquirir a Tivit, uma das maiores provedoras de soluções tecnológicas do Brasil e da região.

Aquisição reforça a presença estratégica da Almaviva

Com essa aquisição, a Almaviva consolida sua presença no continente e fortalece sua atuação como uma das líderes globais em transformação digital. Segundo Marco Tripi, acionista e CEO da Almaviva, a integração da Tivit representa um marco importante para a companhia. “A Tivit tem um histórico sólido e está presente nas maiores empresas do país. Ao integrá-la ao nosso ecossistema, damos um salto importante na consolidação da Almaviva como uma das líderes globais em transformação digital, com receita superior a 12 bilhões de reais”, afirmou.

Histórico de crescimento e reposicionamento da Tivit

Desde 2010, quando foi adquirida pelo fundo Apax, a Tivit investiu fortemente na expansão de sua atuação em tecnologia e serviços digitais. A empresa realizou aquisições estratégicas como a Synapsis, que atua no mercado de TI na América Latina, e a XMS, focada em soluções em nuvem.

Em sua jornada de reposicionamento, a Tivit também promoveu a cisão de duas unidades de negócio – Neobpo e Takoda – nos anos de 2016 e 2022. Essa reestruturação reforçou o foco em áreas de alto crescimento como transformação digital, cibersegurança, cloud computing e soluções SAP. Além disso, a empresa reforçou seu conselho e atraiu talentos estratégicos, ampliando ainda mais sua capacidade de entregar inovação.

Atualmente, a Tivit opera em 10 países da América Latina, com forte presença em grandes empresas e setores estratégicos.

Condições e próximos passos da operação

O fechamento da aquisição ainda depende do cumprimento de condições usuais para esse tipo de transação, incluindo a aprovação de órgãos reguladores, como o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

No processo, o J.P. Morgan atuou como assessor financeiro da Apax, enquanto os escritórios Mattos Filho e Skadden foram responsáveis pela assessoria jurídica da Apax e da Tivit. Já a Almaviva contou com a assessoria jurídica dos escritórios Benetti & Giammarino Advogados e L.O. Baptista Advogados.

Consolidação no setor de tecnologia e inovação

A aquisição da Tivit representa mais do que uma simples mudança de controle: é um movimento estratégico para consolidar a Almaviva como referência no fornecimento de soluções digitais em uma das regiões mais promissoras do mundo. Com a união das operações, espera-se a ampliação de portfólios, fortalecimento das capacidades em cloud, cibersegurança e transformação digital, além da abertura de novas oportunidades de mercado.

Redação Contraponto

Nossa redação, a central de informações do mercado que tem a função de buscar as notícias mais quentes direto da fonte. Em mais de 3 anos, foram mais de 1500 notícias publicadas com credibilidade, rapidez e apuração, sempre entregando os melhores insights para a nossa audiência.

Artigos relacionados

×