Febraban: 82% das transações bancárias no país são feitas digitalmente
Celular e internet banking consolidam-se como principais canais de relacionamento financeiro

Uma pesquisa divulgada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com a Deloitte revelou que 82% das transações bancárias no Brasil são realizadas por canais digitais. O levantamento, que considera o ano de 2024, mostra que o mobile banking é o grande protagonista dessa transformação, respondendo por 75% de todas as operações.
O crescimento do mobile banking no brasil
Segundo o estudo, o celular já se tornou o principal ponto de contato entre clientes e bancos. Somente em 2024, o mobile banking registrou 155 bilhões de transações, um aumento de 15% em relação a 2023, com 20 bilhões de operações a mais.
Esse crescimento é explicado por fatores como praticidade, conveniência e segurança, já que as transações contam com criptografia avançada e autenticação biométrica.
Pix segue em expansão
Entre as modalidades digitais, o Pix continua em forte expansão. Em 2024, foram realizadas quase 25 bilhões de operações via celular, representando um crescimento de 41% em comparação ao ano anterior.
Em média, cada correntista brasileiro fez 55 transações Pix por mês, reforçando o meio de pagamento instantâneo como peça central no dia a dia financeiro da população.
Queda das transações presenciais
Enquanto os canais digitais avançam, o movimento contrário ocorre nos canais físicos. Apenas 5% das transações foram feitas presencialmente em agências, caixas eletrônicos ou correspondentes.
Nas agências bancárias, foram registradas 3,6 bilhões de operações em 2024, uma queda de 14% em relação a 2023. Esse dado reforça a tendência de redução da presença física nas interações financeiras.
O futuro das relações bancárias
Os dados confirmam que os brasileiros estão cada vez mais conectados ao sistema financeiro pelo celular. Com a combinação de tecnologia, segurança e facilidade de acesso, os canais digitais devem seguir ganhando protagonismo, moldando o futuro da relação entre bancos e clientes.
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