Crédito e Cobrança

Ótima Digital é a primeira empresa do Brasil a integrar RCS à Carteira do Google 

A inovação, desenvolvida em parceria com a Memed, líder e pioneira em prescrição digital no Brasil, foi reconhecida no RCS World Tour São Paulo com o prêmio “Enhancing Customer Experience with Rich Features”, concedido pelo Google.

A Ótima Digital, referência em mensageria e automação de comunicações, se tornou a primeira empresa do Brasil a integrar o protocolo RCS (Rich Communication Services) à Carteira do Google. O projeto, criado em colaboração com a Memed, líder e pioneira em prescrição digital no país, garantiu às organizações o prêmio “Enhancing Customer Experience with Rich Features” no RCS World Tour São Paulo, concedido pelo próprio Google. A solução possibilita que pacientes recebam suas receitas diretamente no smartphone via mensagem RCS e armazenem o documento digital com apenas um clique, garantindo acesso rápido e prático na hora de comprar medicamentos.

Segundo Marcos Guerra, CRO e CXO da Ótima Digital, a iniciativa reduz a dependência de múltiplos aplicativos e simplifica a experiência do usuário. “A pessoa recebe a receita por RCS e já consegue salvar o documento. É uma jornada fluida, confiável e segura, apoiada por recursos de criptografia, em um ambiente único e controlado.” Ele acrescenta: “É a primeira vez que essa integração acontece no Brasil, e temos orgulho de conduzir o projeto junto à Memed e ao Google. O reconhecimento recebido durante o RCS World Tour São Paulo evidencia que estamos no caminho certo ao unir inovação e impacto real na experiência do usuário”. 

Do ponto de vista do médico, nada muda. Após concluir a prescrição na plataforma da Memed, ele escolhe o canal de envio. Quando o paciente recebe a mensagem, desde que o aparelho e a operadora sejam compatíveis, a opção de salvar a receita na Carteira do Google aparece imediatamente. O piloto mostrou resultados relevantes: metade da base que leu a mensagem interagiu e desses 11% armazenaram a receita na carteira digital.

Para Gláucia Sayuri Miyazaki, Chief Product Officer da Memed, os dados confirmam o potencial da iniciativa.“A prova de conceito mostrou que o RCS proporciona uma experiência mais envolvente e eficiente para o paciente. Além disso, conseguimos validar a viabilidade técnica da integração direta entre RCS e Carteira do Google, uma inovação inédita no setor de saúde. Esses resultados confirmam o potencial do canal e sustentam nossa posição como parceiro estratégico do Google e da Ótima Digital em iniciativas de transformação digital”, afirma. 

Além do setor de saúde, a Ótima Digital já vislumbra outros casos de uso para essa integração, como o envio de ingressos, vouchers, boletos e passagens, ou qualquer documento com QR code ou código de barras que exija apresentação presencial. “Quando o documento está armazenado na Carteira do Google, ele pode ser ativado ou atualizado a qualquer momento, como no caso de uma alteração de voo ou mudança de status. Essa é a grande força da solução que oferece uma experiência muito mais fluida, prática e confiável para o cliente”, finaliza Guerra.

Sobre o Grupo Ótima Digital

No mercado desde 2001, o Grupo Ótima Digital é um dos maiores distribuidores de mensageria do Brasil, oferecendo soluções inovadoras para gestão e automação de comunicações para os setores público e privado. Com base no tripé tecnológico ‘telecomunicações, CPaaS e Inteligência Artificial’, facilita a aproximação entre empresas e clientes, governo e cidadãos. Homologada pela Anatel, a Ótima é broker oficial das operadoras para SMS e RCS e business partner do Google e Facebook. Como diferencial competitivo, destacam-se as soluções nativamente integradas desenvolvidas e mantidas por mão-de-obra 100% própria, garantindo uma experiência intuitiva e Omnichannel.

Assessoria de Imprensa – Grupo Ótima Digital

Conteúdo Empresarial – Comunicação & Marketing

Atendimento à imprensa 

Samanta Lorena: 13- 99740-0839

Redação Contraponto

Nossa redação, a central de informações do mercado que tem a função de buscar as notícias mais quentes direto da fonte. Em mais de 3 anos, foram mais de 1500 notícias publicadas com credibilidade, rapidez e apuração, sempre entregando os melhores insights para a nossa audiência.

Artigos relacionados