CAPACarreiraCrédito e CobrançaMercadoVendas e Marketing

Marketing Estratégico, Relacionamento Comercial e Posicionamento de Marca nos Setores de BPO, Recuperação de Créditos e Tecnologia

No mundo dos negócios, especialmente nos setores de BPO (Business Process Outsourcing), Recuperação de Créditos e Tecnologia, é fácil focar apenas em números, métricas e tecnologia. Mas, no fim das contas, quem faz tudo acontecer são as Pessoas. Clientes, colaboradores, parceiros – todos fazem parte dessa engrenagem. E entender o Comportamento Humano pode ser um dos segredos para se destacar no mercado.

O Marketing Estratégico e o Posicionamento de Marca potencializam as Ações Comerciais e precisam ir além de estratégias engessadas e frias. Empresas que conseguem criar conexões reais, fortalecer sua reputação e engajar seus clientes (internos e externos) têm muito mais chances de conquistar e manter bons negócios.

Vamos explorar como trazer esse lado humano para o centro da Estratégia Comercial e Institucional?

Marketing estratégico: mais do que uma estratégia, um relacionamento

Marketing não é só sobre vender, é sobre criar relacionamentos duradouros e gerar valor para todas as partes envolvidas. Nos setores de BPO, Recuperação de Créditos e/ou Tecnologia, isso é ainda mais essencial, afinal, estamos lidando com pessoas que, sob a ótica do cliente final, querem resolver seus problemas, bem como, sob a ótica dos contratantes dos serviços, buscam segurança, eficiência, qualidade e excelência na gestão de seus processos.

Humanizando a marca

Uma questão também importante é o fato da empresa não se comunicar somente de forma impessoal, apenas com números e termos técnicos, pois assim dificilmente criará um vínculo com seus clientes.

Portanto penso que, além dos números e resultados, que são pontos importantes para demonstrar a capacidade de entrega, vale também se atentar aos seguintes fatores: Construir uma comunicação clara, empática e acessível; Mostrar cases, histórias e bastidores; Personalizar a experiência de acordo com as necessidades e desafios de cada parceiro.

Reputação e confiança: ativos intangíveis e poderosos

No mundo corporativo, confiança é tudo. Empresas que demonstram transparência, ética e compromisso real com seus clientes conseguem se destacar da concorrência. Algumas práticas que ajudam nesse posicionamento incluem: Atendimento humanizado, com soluções personalizadas em vez de abordagens padronizadas; Depoimentos e cases reais; Transparência nos processos etc.

O posicionamento de marca para conquistar e manter clientes

O posicionamento de marca precisa equilibrar a abordagem comercial e institucional, mas sem perder o lado humano. Afinal, clientes não fazem negócios apenas com empresas – eles fazem negócios com pessoas em quem confiam.

Aqui vão alguns pontos que julgo necessários para serem trabalhados, como por exemplo: Manter uma Comunicação Autêntica e Próxima; Criar Experiências Memoráveis; Potencializar a reputação da empresa com fatores reais que sejam destaques e diferenciais.

Quando olhamos para a Marca Institucional e sobre como se destacar no setor, além de conquistar clientes, é essencial construir uma imagem sólida no mercado e que todas as relações, clientes, parceiros e colaboradores, sejam perenes.

Algumas ferramentas que potencializam o relacionamento e a estratégia

Para fortalecer o marketing estratégico sem perder o fator humano, algumas ferramentas podem ajudar:  Plataformas de CRM para entender melhor o cliente e criar interações mais personalizadas; Automação de marketing para segmentar conteúdos de forma mais eficiente; Inteligência Artificial para otimizar processos, mas sem substituir o contato humano; Business Intelligence para tomar decisões baseadas em dados, sem esquecer do contexto humano por trás dos números e, tão importante quanto, um Time Comercial engajado e alinhado aos valores, metas e estratégia da empresa.

Equilibrando a balança…

Os setores de BPO, Recuperação de Créditos e Tecnologia não são feitos somente de processos, números e tecnologia – é sobre pessoas também. Empresas que investem no fator humano, tanto no marketing quanto no atendimento e na cultura organizacional, se destacam no mercado. A confiança, a empatia e a transparência são pilares fundamentais para construir uma marca forte e conquistar clientes fiéis.

No final das contas, os números importam, as tecnologias também, estrutura e processos bem definidos são fundamentais, mas as conexões humanas são o verdadeiro diferencial competitivo. Marca e Pessoas caminham lado a lado e geram no mercado contratante a confiança e tranquilidade para que contratem os seus serviços.

Aqui neste ponto podemos questionar: Mas e os Preços? E a Concorrência?

Bom, são igualmente importantes em todo este contexto, mas são pautas quem sabe para um outro artigo, o foco aqui é analisarmos o real impacto que uma boa estratégia de Marketing, Comunicação e Marca podem causar no mundo dos negócios.

Penso que, se uma empresa souber equilibrar Estratégia e Proximidade, estará sempre um passo à frente no mercado…

Espero que tenham gostado e encontro vocês no próximo artigo…

Let’s fly

Alexandre Caricati

Especialista em Gestão, Estratégia, Relacionamento e Expansão de Negócios nas áreas de Tecnologia, BPO, Cobrança, Financial Services e Contact Centers. Executivo com formação em Tecnologia & Negócios pelas Faculdades Oswaldo Cruz/SP, com mais de 30 anos de experiência profissional, 20 anos como executivo e 12 anos ocupando cargos de alta direção em empresas líderes de mercado.

Artigos relacionados

Chamar agora
Fale com a Redação!
Tu comunica, a gente publica. Aqui a tua voz vira notícia. Fala com a gente!
×