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As reuniões realmente cumprem seu papel ou se tornaram um vício improdutivo na sua empresa?

Durante um treinamento com executivos de uma grande empresa, foi levantada uma questão sobre o tempo “gasto” com as inúmeras reuniões, que embora seja prática comum no ambiente corporativo, muitas vezes dão a percepção de improdutividade pela sua falta de foco e resultado.  O objetivo deste artigo é analisar o papel das reuniões e formas de aumentar sua eficácia tornando-as mais produtivas na sua empresa.

A primeira questão a ser considerada é por que ocorrem tantas reuniões?

As reuniões ocupam agendas, utilizam salas (ou plataformas digitais) e envolvem recursos humanos e financeiros de modo sistemático, sendo poucas vezes avaliadas positivamente quanto à sua efetividade.  O aumento das reuniões virtuais, o uso de tecnologias digitais e o home office também reforçaram a percepção de que estar em inúmeras reuniões é equivalente a “trabalhar eficazmente”, estão associadas à produtividade e ao engajamento, além de proporcionarem aos líderes sensação de controle e servirem como espaço para demonstração de presença.

O problema é que causam discursos que parecem não ter fim, então como torná-las mais produtivas?  

  • Avaliação da necessidade — Antes de agendar uma reunião, recomendo analisar se ela é realmente necessária ou se o assunto pode ser resolvido por outro meio, como e-mail ou mensagem.
  • Seleção de participantes — Considero apropriado convidar apenas pessoas essenciais, com poder de decisão ou contribuição relevante, para otimizar o andamento das reuniões.
  • Preparação prévia — Participantes devem ler materiais enviados previamente e compreender o contexto antes da reunião. Essa preparação contribui para um uso mais eficiente do tempo coletivo.
  • Propósito claro — Reuniões sem pauta ou objetivo definido tendem a se tornar conversas prolongadas e repetitivas portanto, definir um objetivo, estabelecer uma pauta e prever o tempo necessário para cada reunião.
  • Agenda clara e avaliação — agenda e avaliação de efetividade definida através de feedbacks rápidos e indicadores de decisões tomadas, é fundamental.
  • Decisões concretas — Encontros que não resultam em encaminhamentos práticos podem ter menor efetividade. É importante finalizar reuniões com decisões claras, definição de responsáveis e prazos estabelecidos.

DICA: Use a cultura de autonomia, promover autonomia nas equipes tende a reduzir a necessidade de reuniões frequentes para tomadas de decisão.

Futuro das reuniões: menos quantidade, mais qualidade

As empresas mais inovadoras entendem que reuniões não são vilãs por si só e o problema está na forma como são usadas. Portanto, reuniões …

  • curtas, objetivas e focadas em resolver problemas.
  • estratégicas para conectar pessoas e alinhar times.
  • de escuta promovendo engajamento e pertencimento.

Tenha certeza de que as reuniões sem objetivo definido sempre impactam negativamente na produtividade. No contexto atual, produtividade está relacionada a foco, clareza e responsabilidade compartilhada. Então, só utilize as reuniões como oportunidades para promover a colaboração.  

Aprenda que, os profissionais que monitoram o uso do próprio tempo e ao dos colegas contribuem para ambientes organizacionais mais equilibrados e que empresas que avaliam previamente a necessidade das reuniões ganham agilidade. Porque no fim das contas, as reuniões podem continuar, mas a falta de produtividade nelas precisa terminar. Fica a reflexão: na sua empresa quanto tempo líderes e equipes gastam em reuniões improdutivas?

Excelente trabalho a todos!!!

Daisy Blanco

CEO da Escola Corporativa & Coaching, advogada e consultora especialista em gestão de risco e recuperação de crédito. Mentora para profissionais na área de cobrança e facilitadora em cursos de negociação, liderança e comunicação. Mediadora e conciliadora certificada pelo Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP).

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