Plataformas Digitais de Cobrança: A Observabilidade de dados para negociações mais eficazes

Com 20 anos de experiência no mercado de crédito e cobrança e os últimos voltados inteligência na recuperação de créditos, vivenciei a transformação que essas ferramentas de tecnologia proporcionaram ao cenário de crédito e cobrança de dívidas no Brasil. Pude observar como a integração de tecnologias inovadoras e a adoção de um modelo centrado no cliente contribuíram para resultados expressivos na conversão de negociações e na experiência positiva que tem gerado para os devedores.
Separei em alguns tópicos para falarmos:
Observabilidade de dados amplificada: desvendando comportamento do cliente
Um dos principais diferenciais das plataformas digitais reside na sua capacidade de oferecer uma visão holística e profunda do comportamento do cliente. Através de ferramentas de análise de dados e inteligência artificial, é possível traçar perfis detalhados, mapear tendências e identificar padrões recorrentes. Essa observabilidade ampliada permite que as empresas digitais de cobrança tomem decisões mais assertivas e personalizadas, ajustando suas estratégias em oferecer melhores oportunidades de negociações das dívidas, conforme as necessidades e características de cada devedor. Esta experiência para o cliente devedor, é traduzida como uma jornada eficiente, transparente e singular. Todos os dados são consumidos: desde qual canal de contato (Email, SMS, RCS, WhatsApp etc), horários, quantidade de cliques, tempo de navegação, visualização de ofertas, quantidade de acessos, simulações de acordos, tipos de ambientes de acessos entre outros.
Negociações eficazes: transformando dívidas em novas oportunidades
Com base no conhecimento profundo das preferências e do momento financeiro atual do cliente, as plataformas digitais facilitam a construção de negociações com maior probabilidade de sucesso. A individualização das ofertas, a flexibilidade nos prazos, formas de pagamento, a comunicação clara e transparente e a utilização de canais digitais de contato amigáveis contribuem para um ambiente propício à resolução de pendências financeiras. O cliente toma sua decisão, levando em consideração qual o compromisso pretende assumir, se cabe no momento atual, ou seja, toma uma decisão mais consciente.
Empoderamento do cliente: abordagem humanizada e centrada na solução
As plataformas digitais de cobrança se distanciam da abordagem tradicional, muitas vezes vista como coercitiva, inibitória e em momentos inapropriados. Ao invés disso, propõem uma relação humanizada e centrada na solução, empoderando o cliente na sua decisão de regularizar seus débitos, onde ele conseguirá refletir sobre qual será seu novo comprometimento financeiro a se assumir com aquele credor. Através de interfaces intuitivas, canais de comunicação acessíveis e linguagem clara e objetiva, as plataformas digitais criam um ambiente seguro e acolhedor, onde o cliente se sente respeitado e engajado na busca por uma solução satisfatória.
Informações valiosas: insights para decisões estratégicas
As ferramentas de análise de dados e os relatórios gerados pelas plataformas digitais fornecem informações valiosas sobre o comportamento dos clientes, permitindo aprimoramento de suas estratégias de engajamento de acessos e conversão de negociações de forma contínua. Todos os dados são consumidos e levados em consideração tanto na régua de relacionamento com o objetivo de atrair e engajar o cliente e funcionalidades do portal digital de negociações de dívidas. Desta forma ser cada vez mais assertivos levando a resultados exponenciais.
Acredito que o futuro da cobrança digital reside na capacidade de utilizar dados de maneira inteligente e empática, transformando desafios em oportunidades e construindo relacionamentos mais fortes e produtivos entre credores e devedores.
No próximo artigo, exploraremos como essas plataformas podem continuar a evoluir, proporcionando ainda mais benefícios tanto para credores quanto para devedores. Discutiremos como os insights gerados podem ser utilizados para aprimorar continuamente as políticas de negociação, esteira comercial e de produto, criando um ciclo virtuoso de melhoria contínua.