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O Sucesso do Cliente como Papel Estratégico aliado à Tecnologia para os Negócios

A origem da área de Customer Success deu-se em meados de 1990, onde Empresas de tecnologia perceberam que, para garantir a recorrência e a satisfação dos clientes, era necessário investir em métricas que mensurassem o sucesso do cliente ao utilizar suas ferramentas.

A proximidade entre o fornecedor de serviços e o cliente se tornou fundamental para o crescimento, renovações e a recorrência do negócio. Essa visão levou à criação das primeiras áreas dedicadas ao sucesso do cliente.

Já por volta dos anos 2000, a Salesforce, empresa pioneira em Software as a Service (SaaS), reconheceu a importância crucial da recorrência no setor. A empresa passou a investir na área de Customer Success, designando profissionais especializados que desenvolviam relações estreitas com os clientes, focando em projetos e resultados de negócio. Esses profissionais demonstravam os resultados alcançados, apresentavam as melhores práticas de utilização das ferramentas, compartilhavam casos de sucesso do mercado e buscavam soluções inovadoras para problemas.

A atuação do profissional de Customer Success é essencial para a consistência das operações, renovações e recorrência do negócio. A relação forte e de confiança estabelecida com os clientes permite que as empresas compreendam melhor suas necessidades e expectativas, ajustando suas estratégias para entregar resultados superiores.

Com o avanço da tecnologia, o atendimento ao cliente passou a contar com ferramentas inovadoras, como chatbots, automação e inteligência artificial e dados acionáveis. Essas tecnologias não apenas tornam o atendimento mais eficiente, mas também permitem que as empresas personalizem a experiência do cliente, atendendo suas preferências de canal e estilo de comunicação.

O profissional de Customer Success enfrenta o desafio de manter os clientes satisfeitos em um ambiente onde o consumidor é que define qual o melhor canal para ser atendido e está cada vez mais exigente.

Além disso, a análise de métricas como NPS (Net Promoter Score) e CSAT (Customer Satisfaction) possibilita que as empresas monitorem continuamente a satisfação do cliente e identifiquem áreas de melhoria. A análise constante desses dados leva a um desempenho aprimorado e a uma experiência do cliente mais satisfatória.

Empresas especializadas em atendimento ao cliente, com suas ferramentas avançadas, oferecem grandes vantagens para os negócios. Elas facilitam a implementação de melhorias contínuas e ajudam a manter o foco no cliente, garantindo que a experiência seja sempre positiva

O resultado desse investimento e cuidado muitas vezes é um relacionamento ainda mais forte evitando churns (cancelamentos/rescisões) e promovendo novas vendas graças a satisfação e bons resultados.

Diante desse cenário, conclui-se que organizações que investem na área de Sucesso do Cliente conseguem criar relacionamentos duradouros com seus clientes, melhorando continuamente suas operações e garantindo uma vantagem competitiva sustentável para seus negócios. Sucesso do cliente se tornou uma área importantíssima e estratégica para a evolução de bons negócios e projetos.

Jonathan Jandrey Borges

CEO do ClubedeMídia, uma das maiores agências de comunicação do Rio Grande do Sul que atende todas as demandas de marketing com visão 360º de comunicação, focando no resultado de clientes de todos os tamanhos de empresas em todo o país. Palestrante em diversos eventos nacionais, sempre apresentando insights importanets sobre comunicação, marketing e vendas.

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