CAPACarreiraCrédito e CobrançaEconomiaInovaçãoMercadoVendas e Marketing

Fraude: Além do Prejuízo Financeiro!

O e-commerce tem se consolidado como a principal força do varejo global, rompendo barreiras geográficas e permitindo a compra de produtos de qualquer parte do mundo, ao mesmo tempo em que impulsiona a economia e facilita a circulação de capital. No entanto, essa expansão também traz um aumento nas fraudes digitais, que se tornam cada vez mais sofisticadas à medida que o comércio eletrônico cresce.

Segundo estudos da FIS, o mercado global de e-commerce poderá atingir um valor de transações superior a US$ 8 trilhões até 2025. Com esse crescimento, espera-se que as fraudes digitais também alcancem números alarmantes. Apenas no Brasil, em 2023, o prejuízo potencial causado por fraudes digitais foi de R$ 2,5 bilhões.

Além dos impactos financeiros diretos, as fraudes podem gerar danos intangíveis, mas igualmente devastadores para os negócios, dependendo de seu porte. O comerciante, além de arcar com o reembolso ao cliente e com os custos operacionais da transação fraudulenta, enfrenta o sério risco de perder a confiança de seus consumidores, o que pode comprometer sua reputação e afetar diretamente suas vendas.

Após uma fraude, mesmo que o cliente seja ressarcido, a desconfiança em relação à empresa pode persistir, fazendo com que ele evite novas compras. Além disso, o “boca a boca” potencializa esse efeito, já que o consumidor prejudicado tende a alertar outros em sua rede de contatos, o que pode resultar na perda de engajamento e de novos clientes.

Outro ponto crítico é que muitos consumidores, além de buscar reparação pelos canais tradicionais, recorrem às redes sociais e a sites de reclamação, como o “Reclame Aqui”, para expor suas insatisfações. Mesmo em casos onde o próprio consumidor falhou ao proteger seus dados, ele pode usar essas plataformas como forma de pressão pública, prejudicando ainda mais a imagem do estabelecimento.

Essa situação é especialmente preocupante para empresas de menor porte, que podem sofrer sérios danos à reputação, impactando suas operações e, em casos extremos, levando ao fechamento do negócio. A reputação da empresa, quando associada a fraudes, é um bem precioso que, uma vez manchado, é difícil de recuperar.

Leia também: Automação Inteligente: o equilíbrio entre IA e a intervenção humana na prevenção a fraudes

Por isso, é fundamental que todos os envolvidos no ecossistema do e-commerce adotem as melhores práticas para mitigar riscos. O cliente deve estar atento ao processo de compra e proteger adequadamente seus dados. As instituições financeiras precisam manter seus sistemas antifraude atualizados e eficazes, enquanto os comerciantes devem garantir que seus processos de venda sejam seguros, de modo a proteger tanto suas operações quanto a confiança de seus clientes.

Jonathan Jandrey Borges

CEO do ClubedeMídia, uma das maiores agências de comunicação do Rio Grande do Sul que atende todas as demandas de marketing com visão 360º de comunicação, focando no resultado de clientes de todos os tamanhos de empresas em todo o país. Palestrante em diversos eventos nacionais, sempre apresentando insights importanets sobre comunicação, marketing e vendas.

Artigos relacionados

Chamar agora
Fale com a Redação!
Tu comunica, a gente publica. Aqui a tua voz vira notícia. Fala com a gente!
×