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Senso de urgência: todo profissional de prevenção a fraudes deve ser treinado a ter!

Há alguns dias, enquanto navegava pelo LinkedIn, me deparei com o relato de um consumidor que chamou minha atenção. Ele contou que recebeu um SMS sobre uma transação de cartão que não reconhecia e, prontamente, ligou para o banco para informar que não havia feito aquela compra.

Ao conversar com o atendente, o consumidor não conseguiu resolver a situação porque não apresentou um Boletim de Ocorrência. Sem isso, o banco se recusou a fazer qualquer verificação ou análise.

Vamos pensar sobre esse processo!

Essa demora em agir resultou em prejuízo tanto para o banco quanto para o estabelecimento, que provavelmente foi alvo de estelionatários. Além disso, esse tipo de fraude alimenta o crime organizado, agravando ainda mais a situação.

Outro ponto que merece reflexão: faltou bom senso por parte do atendente ou ele estava preso a um script inflexível imposto pela área antifraude?

Ter scripts e procedimentos bem definidos é fundamental, especialmente em operações com grande volume de tarefas. No entanto, é crucial haver orientações para exceções que possam proteger a empresa contra certos prejuízos. A falta de flexibilidade pode ser prejudicial.

Além disso, faltou algo que é essencial em educar um profissional de Prevenção a Fraudes: o senso de urgência. Um profissional que atua nessa área precisa sempre ter o senso de urgência em mente, justamente por lidar com demandas que envolvem riscos de perda financeira e reputacional.

Exemplificando, conforme o caso relatado, se o atendente tivesse o senso de urgência bem inculcado por meio de treinamentos e conteúdo, e a autonomia para seguir um fluxo de exceção em situações especiais, como essa, a transação poderia ter sido estornada, o crime organizado não teria sido beneficiado e não haveria prejuízo para o banco ou para a bandeira do cartão.

A grande lição desse caso é que, embora seja vital ter processos bem definidos para o atendimento ao cliente, é igualmente importante contar com fluxos de exceção para tratar casos especiais. Além disso, é crucial que o colaborador tenha clareza sobre a importância do senso de urgência, já que essa é uma atividade crítica. Essa combinação é essencial para evitar transtornos maiores, como prejuízo financeiro, danos à reputação e a perda de clientes devido a processos excessivamente burocráticos.

Vocês já repararam que, ultimamente, no mundo corporativo, nos deparamos com uma vasta quantidade de “PPTs ambulantes”? Evite Ser Um “PPT Ambulante”: Leia meu último artigo sobre A Importância Da Profundidade Na Prevenção De Fraudes.

Jonathan Jandrey Borges

CEO do ClubedeMídia, uma das maiores agências de comunicação do Rio Grande do Sul que atende todas as demandas de marketing com visão 360º de comunicação, focando no resultado de clientes de todos os tamanhos de empresas em todo o país. Palestrante em diversos eventos nacionais, sempre apresentando insights importanets sobre comunicação, marketing e vendas.

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