CAPAInovação

O golpe do falso emprego: quando a oportunidade vira armadilha

Imagine receber uma oferta de emprego dos sonhos. Salário atrativo, trabalho remoto e tudo parece profissional. Até que pedem uma selfie para “completar o cadastro”.
Pronto. Você acaba de entregar sua identidade de bandeja para golpistas.

A biometria facial, que deveria proteger, também vem sendo usada para validar contratos fraudulentos.
Em Belo Horizonte, um aposentado teve seus dados usados para abrir uma conta digital e contratar um empréstimo – sem saber de nada.

Deepfakes e Manequins: A Criatividade dos Golpistas Não Tem Limites

Golpistas estão usando fotos de redes sociais para criar deepfakes ou até colando rostos impressos em manequins para enganar sistemas de reconhecimento facial.
Sim, é surreal. Mas está acontecendo.

Prevenção: A Biometria Pode Ser Aliada — Mas Nunca Sozinha

A biometria facial é uma tecnologia importante na luta contra fraudes, mas não pode ser a única barreira.
Segundo a Serasa Experian, de 42,1 milhões de consultas biométricas realizadas, 13,4% tinham alta chance de serem fraudes.

Conclusão: Desconfie. Sempre

Se algo parece bom demais para ser verdade, provavelmente é. Desconfie de ofertas que exigem seus dados pessoais e sempre verifique a autenticidade das solicitações. No mundo digital, a cautela é sua melhor defesa.

Afonso Morais

Advogado, fundador e CEO do Grupo Morais Advogados que atua com callcenter na recuperação de créditos, amigável e judicial. Na area jurídica presta assessoria, consultoria e contencioso a mais 40 anos , atuando no direito do consumidor, trabalhista, digital, comercial, contratual e atualizando foca a sua expertise na implantação e proteção da LGPD, Cibersegurança, complance e educação digital. Ontem, Hoje e no futuro sempre ao lado de seus clientes.

Artigos relacionados

Chamar agora
Fale com a Redação!
Tu comunica, a gente publica. Aqui a tua voz vira notícia. Fala com a gente!